Sobre a cidade

Bandeira de Uberlândia
Com uma população de 654.681 habitantes, Uberlândia é o segundo município mais populoso de Minas Gerais e o quarto mais populoso do interior do Brasil. Ocupa uma área de 4,1 mil quilômetros quadrados.
O processo de formação do município de Uberlândia nos remete à ocupação e colonização do Brasil. Do atual Estado de São Paulo - antiga Capitania de São Vicente - partiram as maiores e mais organizadas expedições com a finalidade de explorar o interior. As incursões bandeirantes refletiram num legado bem diversificado ao país, podendo ser destacado dentre outros, a expulsão da população indígena, a ampliação dos limites territoriais, a criação de povoados pela fixação de membros de suas comitivas, ou mesmo pelo acesso facilitado por caminhos que abriam território adentro.
As expedições de exploração tiveram início em princípios do século XVII. No século XVIII já havia sido descoberta a região das minas. A disputa deflagrada nesta região levou à dispersão de alguns paulistas, dentre eles, Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera I que dera sua investida rumo ao Planalto Central: ele saiu de São Paulo em 1682, atravessou o Triângulo, rumo ao sul de Goiás e seguiu até o Araguaia. Ele é considerado como o primeiro homem branco a pisar na região do atual município de Uberlândia, território até então habitado por índios caiapós. A partir daí, a região que, até então, pertencia à Capitania de São Vicente, passou a pertencer à Capitania de Minas Gerais e São Paulo. Em 1818, João Pereira da Rocha fixou-se na região, após o desbravamento pelos bandeirantes, demarcando área próxima à Aldeia de Santana. Ali, ele instalou a sede da sesmaria, que denominou Fazenda São Francisco, dando origem ao município, que, entretanto, só se desmembrou de Uberaba no final de 1880.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia