domingo, 14 de dezembro de 2014

Transporte público de Uberlândia é destaque em revista

O transporte público de Uberlândia foi destaque em matéria de capa da revista Notícias das Gerais, da Associação Mineira de Municípios (AMM). A reportagem destaca os desafios que gestores municipais têm para implantar a mobilidade urbana de acordo com a Lei Federal 12.587/2012. No texto, a cidade foi evidenciada como o primeiro município mineiro a implantar um corredor de ônibus de transporte rápido.

Em 2012, foi criada a Lei Federal 12.587 que definiu as diretrizes para todas as cidades da federação. Com isso, até abril de 2015, os municípios acima de 20 mil habitantes terão que criar o seu Plano Municipal de Mobilidade Urbana, com base na legislação. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que apenas 10% dos municípios brasileiros se adequaram até o momento. Com base nos dados do Ministério Público de Minas Gerais, cerca de 50 cidades desenvolveram o plano até o momento.
De acordo com a matéria da revista da AMM, Uberlândia está a frente e atenta à questão. O Plano de Mobilidade Urbana do município possui várias diretrizes, como um sistema viário que prioriza o transporte coletivo e não o motorizado, a ampliação dos corredores de transporte e até uma análise de como a cidade deve se adequar quando chegar a um milhão de habitantes. Uberlândia possui soluções modernas de transporte coletivo, entre as quais se destaca a implantação de um corredor de ônibus de transporte rápido. O BRT foi inaugurado em 2006, mas está previsto um projeto de implantação de cinco novos corredores e mais quatro terminais de ônibus com a aprovação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A Prefeitura Municipal de Uberlândia confirma ainda que outros avanços estão sendo preparados para os próximos meses, dentre eles, os equipamentos eletrônicos de controle de tráfego e os dispositivos de informação (aplicativos), que facilitam a vida das pessoas no trânsito. "É constante o uso de estudos científicos e observatórios com informações sistemáticas e periódicas que oferecerão indicativos para novas medidas a serem adotadas quanto à Mobilidade Urbana", declara o assessor de trânsito, Davi Araújo.
"Fiquei muito feliz ao chegar em Belo Horizonte e ver a revista mensal da AMM com Uberlândia sendo exemplo para os demais municípios mineiros sobre mobilidade. Vamos avançar ainda mais e continuar a ser destaque no Brasil", disse o prefeito Gilmar Machado.
Uberlândia também está desenvolvendo estudos para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos, ou simplesmente VLT. Estudos realizados por uma equipe multidisciplinar composta por professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) procuram descobrir qual a viabilidade e importância de um projeto como esse. Os docentes visitaram cidades que já possuem ou estão construindo o VLT, dentro e fora do Brasil.
Com estrutura mais leve que a do metrô e mais pesada que a do bonde, o Veículo Leve sobre Trilhos tem se destacado entre as alternativas de transporte público devido ao seu bom custo-benefício. Em comparação com os trens subterrâneos, o custo de implantação e o impacto gerado são menores. Já em relação ao bonde, o VLT se destaca por transportar maior número de passageiros. Na cidade, os estudos para a instalação abrangeram áreas como urbanização, impacto ambiental, possíveis impactos no fluxo de veículos, na infraestrutura de energia elétrica para abastecimento da cidade e do trem e se o fluxo de passageiros cobriria os custos de manutenção.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia